CICADA 3301 (Parte 03)
Supostos dissidentes da Cicada
Houve alguns supostos vazamentos (muito questionados quanto à sua veracidade; afinal, na internet qualquer um pode afirmar qualquer coisa) que podem esclarecer bastante se forem verdadeiros. Um deles, o email supostamente recebido por quem completou o desafio de 2012, afirma que 3301 é um think tank voltado à promoção da liberdade de informação e privacidade do indivíduo. Uma mulher misteriosa, conhecida apenas pelo nick Wind, afirma ser ex-membro da organização por trás do 3301, e diz ter sido recrutada por seu conhecimento em psicologia (pois não entende muito de computadores), e que o grupo atua em diversas áreas diferentes, sendo o 3301 simplesmente a “divisão” de criptografia ou algo assim.
Por fim, um texto anônimo de um suposto dissidente da organização diz que ela se assemelha a uma religião “da mão esquerda” (ou seja, satanista), que é uma sociedade secreta fundada por pessoas influentes que “estavam insatisfeitas com a direção do mundo”, que trabalha em estrutura de células com alta compartimentação (divisão de informações para evitar vazamentos), atuando nas mais diversas áreas, e que é pautada por diversas filosofias como a ideia de “cérebro global”, liberdade absoluta do indivíduo e da informação, a não existência de uma moralidade absoluta ou mesmo uma única realidade indiscutível, entre outras. Novamente, há grande chance de que seja somente um troll, mas se for verdade, certamente parece coerente com os materiais que o 3301 tem apresentado até agora.
Veracidade questionada
Acima pudemos ler a respeito dos vários cartazes espalhados por diferentes partes do mundo, o que é usado como justificativa por aquele que defendem que o Cicada 3301 não é apenas uma brincadeira troll. Existem grupos que discordam dessa opinião, afirmando que os desafios Cicada são apenas uma brincadeira de um grupo de pessoas, e citam como exemplo os grupos Hakers, que possuem membros em diversos países do mundo, para explicar as mensagens coladas em postes de diferentes cidades. E vocês meus amigos e amigas o que acham?
Ainda segundo esse fórum, a mensagem em código binário contida no vídeo diria o seguinte:
Cicada 2015
No inicio de janeiro de 2015 milhares de internautas se colocaram em alerta a espera da edição de 2015 dos desafios, mas a princípio nada relevante aconteceu.
Na verdade em 2015 as atividades iniciaram antes dos demais anos, quando os desafios iniciavam no dia 5 de janeiro. No dia 2 de janeiro rackers haviam invadido a página da BBC e fizeram a divulgação do desafio. Um vídeo foi postado no Youtube com um código binário, mas ele ficou pouquíssimo tempo no ar.
A própria BBC acabou investigando o assunto, chegando a conclusão que as pessoas que atacaram o site do canal eram apenas um grupo Hacker de Tel Aviv, e não tinham qualquer ligação com os desafios do ano anterior. Segundo a BBC os ataques teriam haver com o escândalo Dershowitz (clique AQUI e veja a matéria da BBC).
Em fóruns comenta-se que tanto o vídeo como o ataque a página da BBC podem ter realmente sido um ato isolado e sem qualquer ligação com a Cicada. Mas há quem acredite que tudo faça parte do "jogo".
No Reddit foram compartilhados links de fóruns destinados a falar do assunto, mas apenas o ataque a BBC e o tal vídeo foram usados como argumentos para afirmar que estava em andamento um novo desafio. Num desses fóruns (clique AQUI para acessar), foi postado um vídeo que supostamente seria o vídeo da cicada 2015, e que foi rapidamente removido do YouTube (ver vídeo abaixo).
Ainda segundo esse fórum, a mensagem em código binário contida no vídeo diria o seguinte:
"Hello Cicada. Who are you? Are you one of the who the humanity don't believe to exist?"
Na página da BBC havia sido plantada uma imagem de QR code e segundo matéria da própria BBC, o código apontaria para um misterioso livro, "Livro de Harmonia". Usuários do 4chan afirmavam que esse era um livro egípcio antigo. Rumores apontam que esse livro teria influenciado o trabalho do matemático Pitágoras. Como informação complementar, gostaria de salientar que muitas pessoas acreditam que Pitágoras era um ocultista, e que muitos de seus estudos matemáticos tinham relação com práticas ocultistas e magia.
QRCode escondido na página da BBC News |
O vídeo ainda revelaria um código relacionado com um lugar em Heliópolis. Outras coordenadas, segundo a pessoa que compartilhou o vídeo no fórum citado acima, estariam relacionadas a localização do Instituto Eduardo Campos. Já a BBC afirma que foram encontradas coordenadas que apontariam para: Budapeste, a Torre de Londres e antiga cidade do Egito de Heliópolis.
Cicada de 2015 aconteceu ou não?
Há quem acredite que os ataques foram realizados pelo grupo por trás dos demais desafios Cicada, porém ao contrário de anos anteriores, quando muitas das etapas dos desafios acabaram vazando em fóruns e mobilizando verdadeiros batalhões de entusiastas, esse ano os organizadores exigiram sigilo dos usuários que conseguiram decifrar as primeiras mensagens, para que continuassem aptos a seguir na competição. Outras pessoas chegaram a afirmar que caso os desafios vazassem eles seriam imediatamente interrompidos. Eu particularmente não acredito nessa última hipótese, pois sempre tem gente com espírito de porco que, ao não conseguir evoluir nos desafios, faria de tudo para bagunçar a "brincadeira".
Ninguém sabe ao certo se houveram ou não desafios em 2015. Pode ser que os ataques a BBC e o tal vídeo do YouTube continham as primeiras pistas para o desafio nesse ano, e que talvez ninguém tenha conseguido dar o próximo passo, mas o mais provável é que não houve desafio algum, e que a explicação oficial tenha sido verdadeira.
Mas se não houve desafio Cicada em 2015, o mistério a respeito da origem desse "jogo" permanece, isso sem contar que novas indagações passaram a ser feitas: será os organizadores da Cicada já preencheram as vagas que precisavam? Será que o grupo por trás dos desafios foi preso? Em 2016 voltaremos a ter desafios?
Novidades em Agosto de 2015
Aparentemente um novo site, cicada3301.org, onde a imagem abaixo foi publicada (site suspeito pois é um site na internet comum, e até hoje a cicada havia se concentrado em desafios ligados a Deep Web). Esse site passou a exibir entre os dias 9 e 16 de agosto de 2015 uma contagem regressiva, que se encerou dia 17 de agosto. Depois de encerrada a contagem regressiva, o site ficou pouco tempo no ar, e logo caiu. Pouco depois outro site foi encontrado http://www.1033adacic.org/, onde novamente podemos ver uma contagem regressiva.
Analisando esse elemento (a imagem do primeiro site) com o uso do navegador de internet (função inspecionar elemento), descobriu-se a frase "the quick brown fox jumps over the lazy dog", que significa mais ou menos "A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso".
Essa frase em inglês é uma espécie de pangram ou sentença holoalphabetica, que é quando uma frase contém todas as letras do alfabeto.
Essa frase teria sido utilizada em uma matéria do jornal "The Michigan School Moderator" em 1885, e sugeria que ela poderia ser útil na prática de escrita. Outras publicações foram feitas mencionando que essa frase poderia ser útil no treinamento de datilografia nos final dos anos de 1800 início de 1900.
A partir de 2007 este pangram passou a ser comumente usado para exibir amostras de fontes e testes para teclados de computador. Em criptografia, ele é comumente usado como um vector de teste para criptografia algoritmos de hash e para verificar a sua execução, bem como para assegurar a compatibilidade do conjunto de caracteres alfabéticos. Microsoft Word tem um comando para auto-tipo da sentença, em versões de até Word 2003, usando o comando = rand (), e no Microsoft Office Word 2007 e, posteriormente, usando o comando = rand.old ().
Numerosas referências em relação a essa frase tem ocorrido em filmes, televisão, livros, jogos, vídeos de publicidade, sites e artes gráficas.
O romance "Ella Minnow Pea" de Mark Dunn é construído inteiramente em torno da pangram "Quick Brown Fox" e seu inventor. Ela retrata um país fictício fora da costa Carolina do Sul que idealiza o pangram, narrando os efeitos sobre literatura e da estrutura social como várias cartas estão proibidas de uso diário por governo ditatorial.
Ao que tudo indica o uso dessa frase pode estar relacionado com algum método de criptografia.
Membros de alguns fóruns acompanharam em tempo real o possível desfecho dessa trama. Dando destaque para o pessoa do fórum Cicada 3301 Forumeiros (clique AQUI).
Algumas pessoas relacionaram a cicada 2015 a um site estranho, o http://414.org/. Quando se acessar esse site ele logo disponibiliza um download para o usuário (não recomendo que baixem os arquivos a menos que vocês saibam o que estão fazendo), e depois aparece para a pessoa a seguinte imagem.
Na verdade pode-se digitar alguma coisa nesse teclado, como se fosse um painel com senha. Um rapaz que baixou os arquivos desse site postou no you tube um áudio que teria vindo nesse download. Confiram Abaixo:
Fim da contagem
Por volta das 9:30 da manhã da segunda feira dia 17-08-2015, se encerrou a contagem no site http://cicada3301.org/ e a seguinte tela apareceu.
Com o final da contagem apareceu um site trazendo informações a respeito da Cicada e referências a antigos desafios.
Na manhã do dia 19 de Agosto até mesmo os mais engajados já haviam de desmobilizado. Segundo o Bruno, do Fórum Forumeiros (clique AQUI para acessar), isso se deu graças a descoberta da origem do site que estava sendo investigado, e a princípio ele não tinha absolutamente nada haver com a Cicada 3301, sendo mais uma brincadeira relacionada ao assunto.
Um provável Fake
Como eu citei acima, muitas pessoas estão engajadas em encontrar possíveis dados para o desafio desse ano, mas é forte o sentimento entre muitos usuários de fóruns (principalmente no 4chan e Reddit) que essas últimas novidades não passem de um Fake, afinal de contas os demais desafios Cicada se concentraram na Deep Web e não na Surface como dessa vez.Na manhã do dia 19 de Agosto até mesmo os mais engajados já haviam de desmobilizado. Segundo o Bruno, do Fórum Forumeiros (clique AQUI para acessar), isso se deu graças a descoberta da origem do site que estava sendo investigado, e a princípio ele não tinha absolutamente nada haver com a Cicada 3301, sendo mais uma brincadeira relacionada ao assunto.
Leave a Comment